por Juliana Rebouças de Oliveira

No dia 21 de junho, data em que inicia o inverno, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate à Asma.
A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, determinada pela integração entre fatores genéticos e ambientais. A asma não tem cura, mas com tratamento e controle ambiental adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo.
Quando a pessoa com essa condição se expõe a fatores externos como poeira, mofo e fumaça surgem sintomas como falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse.
Os asmáticos devem redobrar os cuidados durante este perlodo de baixa temperatura e ar seco. Este ar ao entrar seco e frio nas vias respiratória irrita a mucosa respiratóna e prejudica o funcionamento de todo o aparelho respiratório, deixando as pessoas mais susceptiveis a infecções.
Sabe-se que as crianças asmáticas constituem o grupo mais susceptível aos efeitos dos fatores ambientais, pois há aumento da hiperresponsividade brônquica e da sensibilidade aos agentes do meio ambiente. Assim, as mudanças climáticas são determinantes para o controle e o uso dos serviços de saúde.

Medidas de higiene do ambiente devem ser tomadas:

  1. O quarto deverá ter apenas o mobiliário necessário à sua função e evitados móveis entalhados, quadros, enfeites, brinquedos de pelúcia, ou seja, objetos que dificultam a limpeza.
  2. Evitar beliches: caso seja inevitável, o paciente deve dormir na parte de cima.
  3. Evitar componentes à base de tecidos, cortinas, tapetes, almofadas e filó. Na utilização, preferir peças fáceis de lavar, o que deverá ser feito quinzenalmente.
  4. Orientar para que os carpetes e as forrações sejam removidos.
  5. As roupas de cama devem ser guardadas, em local fechado e separadas dos brinquedos.
  6. Colchões e travesseiros devem ser, de preferência, de material sintético, como a espuma, e encapados com tecidos impermeáveis.
  7. Lavar lençôis e fronhas semanalmente a uma temperatura de 55°C ou passá-los a ferro para matar o ácaro.
  8. As colchas devem ser retiradas antes de deitar para dormir. Acolchoados devem ser preferidos a cobertores sintéticos e devem ser lavados quinzenalmente.
  9. Expor ao sol colchões, travesseiros, acolchoados, cobertores semanalmente.
  10. Limpeza da casa é indispensável e deve ser realizada com água e sabão.
  11. Com relação a animais de estimação, estes devem ser afastados de dentro de casa ou submete-los a banhos semanais.
  12. as plantas devem ficar fora de casa devido à proliferação de fungos.
  13. Os aspiradores de pó devem ser utilizados com filtro especiais de papel descartável.
  14. Para o banho deve evitar água muito quente, a mudança brusca do quente para o frio pode desencadear crise de broncoespasmo.
  15. Tomar sol, sempre que possível, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma serie de doenças do aparelho imunológico.
  16. Estar sempre bem agasalhado, evitar cheiros fortes e aglomerações.
Singular MP - Asma - Recomendações Sobre os Cuidados Durante o Inverno