Rejane Viana, nutricionista da Singular Medicina de Precisão, Rejane Viana dá dicas de como cuidar da saúde na estação

Reclamar das altas temperaturas que atingem a cidade no verão é das coisas mais comuns de serem vistas em Salvador na estação. Para sobreviver às altas temperaturas é fundamental o cuidado à saúde, pois as exigências metabólicas são diminuídas, a desidratação é acelerada  e junto a ela o processo de perdas nutricionais também.

O verão promove a redução na taxa de metabolismo porque a temperatura ambiente está aumentada, logo, não são necessários grandes esforços para manter nosso corpo aquecido, diferente de como ocorre em temperaturas frias.

(Curiosidade: temperatura corpórea normal está entre 36,1ºC a 37,2ºC, aproximadamente).

Também é recomendável exposição adequada ao sol, pois estudos apresentam que a presença de hipovitaminose D atinge altas prevalências em diferentes populações mundiais, mesmo em regiões tropicais. A insuficiência ou deficiência de vitamina D tem a ver com baixo consumo alimentar, presença de sobrepeso/obesidade, uso de medicamentos e baixa exposição à luz solar. 

Sendo assim, os cuidados nutricionais nesta estação devem ser adequados, evitando desidratação, retenção hídrica, risco de infecções, e com atenção especial aos cuidados com a pele.

Alguns hábitos que podem ser aliados neste verão:

  • Não esperar sentir sede para beber água: Sugere-se aumento no consumo de líquidos para 2,5 a 3,0 litros por dia, seja através de água potável, sucos, água de coco, águas saborizadas;
  • Consumir frutas tropicais: jaca, melancia, uva, abacaxi, coco verde, maçã, siriguela, pêra e outras; Picolés de frutas também são indicados para refrescar neste calor!
  • Evitar excesso no consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas;
  • Evitar consumir alimentos na rua em que não se sabe a procedência, principalmente se tiver maionese na composição, ou leites e outros derivados lácteos. Preferencialmente, levar alimentos de casa.
  • Exposição ao sol: aproveitar a estação para  ativar a vitamina D, principalmente em regiões do corpo como braços,
    abdômen e coxas. A ideia é curtir a praia entre 07-10 e 15-17:30 horas. 
  • Cuidar da pele: consumir alimentos como cenoura, tomate, abóbora, brócolis, castanhas. E não se esqueça de utilizar protetor solar como forma de proteção.

Passado este período, é recomendável intervenção para a reduzir a carga de substâncias tóxicas ao organismo que foram acumuladas. Sugere-se a Dieta de Destoxificação (não tem a ver com sucos detox!) e para isso, é importante procurar profissional nutricionista habilitado para atuar nesta condução.

Singular MP - Nutricionista Rejane Viana
Nutricionista Rejane Viana da Singular Medicina de Precisão