Teleconsulta na Singular Medicina de Precisão

Olá!

Estamos vivendo um momento ímpar em nossa sociedade. A pandemia pelo SARS – COV 2 tem modificado nossa forma de viver e nossos relacionamentos.
Pensando nisso, adequamos nossa forma de praticar a medicina e o cuidado com nossos pacientes, sempre pensando em promover maior segurança no atendimento e nos aproximar ainda mais do nosso objeto de cuidado: A SAÚDE DA FAMÍLIA!
.

Agora nos é permitido atendimento presencial (desde que sejam seguidas normas adequadas) e por Teleconsulta (prática regulamentada pelos Conselho Federal de Medicina – CFM, e Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB).
O conceito consiste em: Exercício da medicina mediados por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões de proteção à saúde, entre outros (PL Senado 696/2020).

A seguir explicações como funcionará.

As consultas presenciais continuarão a acontecer?
• Sim! Consultas presenciais periódicas são essenciais para realização de exame físico, por exemplo, e avaliação do paciente em caso de intercorrências febris e condições agudas. As idas ao consultório devem ser AGENDADAS com período de intervalo de 1 hora entre uma consulta e outra, para evitar encontro dos pacientes na sala de espera.
• O paciente deve ser levado para consulta acompanhado de apenas um adulto, evitando qualquer pessoa com sintomas respiratórios. Se não houver possibilidade, ou se a própria criança estiver com sintomas respiratórios, o mesmo deve ser informado no ato da marcação da consulta e na chegada para fornecimento dos adequados equipamentos de proteção individual. Raros casos serão necessários a presença de dois acompanhantes (pessoas com deficiências físicas ou mentais importantes).

Não se preocupe! Estaremos preparados para garantir sua segurança mantendo distanciamento, fornecimento de material de higiene e equipamentos de proteção individual.

Como funcionarão as consultas por Teleconsulta?

A Teleconsulta está em vigor desde 2002, com as limitações impostas pela Resolução CFM nº 1.643. Em 20 de março de 2020, após o Decreto nº 6 que nos coloca em situação de calamidade pública devido à Pandemia do SARS COV 2, estamos autorizados pelo Ministério da Saúde a exercer a Teleconsulta no nosso cenário, desde que seguindo as normatizações do código de ética médica. Logo, os atendimentos precisam estar de acordo com os padrões normativos e éticos do atendimento presencial.
As consultas deverão ser agendadas normalmente na Singular Medicina de Precisão, quando serão informados sobre os valores e orientações de melhor conduta preventiva para controle da infecção.
No horário da consulta agendada, a Singular entrará em contato com o paciente ou responsável. As consultas serão realizadas por meios tecnológicos como Skype, WhatsApp com vídeo, ou outro dispositivo que o paciente e o profissional possam acessar virtualmente e simultaneamente. Todos os dados informados durante a consulta serão registrados em prontuário eletrônico, cuja cópia pode inclusive ser encaminhada ao paciente, como está previsto por lei inclusive para consultas presenciais.
Os resultados dos exames complementares devem ser encaminhados por foto pelo WhtsApp ou escaneados por email para o profissional de saúde que fará o atendimento, até 4 horas antes da consulta, para serem visualizados e registrados pelo profissional no prontuário do paciente.
Consultas de primeira vez são preferencialmente realizadas de forma presencial, mas diante das dificuldades de mobilidade e orientação do isolamento social, serão realizadas on line, e no retorno ou revisão serão completadas com o exame físico do paciente.

Como funcionará a política de pagamento?

Seguirão critérios de honorário médico. Os valores serão informados no momento do agendamento. O pagamento deverá ser realizado através de depósito ou transferência bancária. O depósito deverá ser liquidado até horário do agendamento de consulta. O comprovante deverá ser apresentado antes do início do atendimento à secretária.

E como fica o exame físico?

Bem, esse é um limitante para realização da Teleconsulta. Se morar em Salvador, um encontro presencial será combinado para realização de exame físico sumário, pós a coleta da anamnese, o que encurtará o tempo de contato.
Se morar em localidades diferentes, pode-se combinar com o seu pediatra ou clínico assistente entrar em contato com o profissional da Singular Medicina de Precisão para descrição do caso e o mesmo pode realizar o exame físico sob supervisão.

E as receitas e solicitação de exames?

Serão encaminhados por e-mail ou estarão disponíveis em envelopes lacrados na recepção da Singular Medicina de Precisão, onde poderão ser pegos por um responsável desde que informado o nome, data e horário antecipadamente à Singular.
Bem, nesse período de isolamento social, pensar no cuidado com o outro é a melhor maneira de garantir a saúde de todos.

Os profissionais da equipe Singular Medicina de Precisão priorizam a saúde e o bem estar de todos.
Estamos à disposição!