A Medicina Personalizada, também conhecida como medicina de precisão, representa uma nova forma de cuidar da saúde. Em vez de tratar todas as pessoas da mesma forma, a Medicina Personalizada considera as particularidades de cada indivíduo — como as características genéticas, o estilo e hábitos de vida, e até informações coletadas por dispositivos inteligentes.
Com tais informações, é possível prever doenças, escolher tratamentos mais eficazes e até evitar que certos problemas de saúde apareçam. Essa abordagem já vem sendo usada em alguns casos, como no tratamento de cânceres mais resistentes, em que a escolha do medicamento é feita com base no perfil genético do tumor.
Também há avanços em tecnologias que monitoram a saúde em tempo real, usando sensores e objetos do cotidiano, como relógios, escovas de dente e até espelhos.
Embora ainda existam desafios, como entender melhor as variações genéticas e garantir que os benefícios cheguem a todos os públicos, a Medicina
Personalizada mostra um caminho promissor: oferecer um cuidado mais eficiente, preventivo e centrado na individualidade de cada indivíduo. Confira este artigo da National Geographic para saber mais.
É nisso que a Singular Medicina de Precisão acredita, e desde 2019 vem promovendo uma medicina personalizada em toda jornada do paciente, desde o diagnóstico preciso ao tratamento multiprofissional integrado com equipe especializada e baseado em ciências.
