Médica formada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Patrícia Martins é a nova pediatra a integrar a Singular Medicina de Precisão. Com ampla experiência na área, com residência médica em pediatria entre 1996 e 1998 e desde então atuando em consultório com crianças de todas as idades, Patrícia chega à Singular para somar forças no atendimento qualificado dos pacientes. Ela acredita que para ser uma criança saudável, a alimentação é um ponto muito importante, e defende que a medicina de precisão pode ajudar no diagnóstico precoce de síndromes pouco comuns.
Confira a entrevista com a médica:
01- Do ponto de vista clínico, o que você destaca como sendo cuidados fundamentais para que a criança tenha uma infância saudável?
Para você ter uma infância e, consequentemente, ser um adulto saudável, a alimentação é um ponto muito importante! Os estudos mostram que uma alimentação correta e de qualidade evita doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e dislipidemia. Não podemos esquecer da imunização, que protege nossos pequenos de doenças infecto contagiosas graves.
02- E comportamental, quais os hábitos considerados saudáveis que são necessários serem adotados na infância?
Nos tempos atuais o tempo de brincadeira das crianças tem sido trocado por vídeos e jogos eletrônicos. Os pais, muitas vezes cansados da correria do dia a dia, colocam as crianças na frente de uma tela, seja ela de TV, tablet ou celular, pra que fiquem entretidas. As crianças têm desaprendido a correr e brincar de forma lúdica.
03- Como deve ser feito o acompanhamento pediátrico na infância? Com qual frequência?
O acompanhamento pediátrico deve ser feito mensalmente no primeiro ano de vida, trimestralmente no segundo ano de vida e a partir daí a cada 6 meses, salvo em situações especiais que necessitem de um acompanhamento mais rigoroso.
04- O que te levou a seguir o caminho da medicina de precisão dentro da pediatria?
A busca pela excelência no diagnóstico e atendimento aos meus pacientes e seus pais.
05- Como a Medicina de Precisão pode ser uma aliada na saúde infantil?
A medicina de precisão pode ajudar no diagnóstico precoce de síndromes pouco comuns e de difícil diagnóstico como mucoviscidoses, fibrose cística, entre outras doenças que costumam ter seu diagnóstico retardado, bem como o início de seu tratamento, evitando assim prejuízo para a saúde do paciente.