O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo se o câncer de pele não melanoma. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 68 mil novos casos são diagnosticados a cada ano causando cerca de 15mil mortes. Os principais fatores de risco são a idade, história familiar de câncer, descendência afroamericana, obesidade e fatores dietéticos.
A doença costuma se manifestar após os 60 anos de idade, porém a partir dos 40 anos já existe um aumento do risco. Além da recomendação de exercícios físicos, alimentação saudável e manutenção do peso adequado, realizar o exame do PSA após os 40 anos ajuda a detectar a doença no início, aumentando, de forma expressiva, as chances de cura.
É sempre bom estar atento a historia de câncer em familiares próximos. Ter um irmão ou outro parente de primeiro grau que teve câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar em até três vezes a chance de ter a doença. Famílias com muitos casos de câncer de próstata ou se este estiver associado a outros tumores, como mama, ovário, útero e pâncreas, devem procurar aconselhamento genético pelo risco de predisposição hereditária ao câncer na família, presente em ate 10 % dos casos de câncer de próstata.
Prevenção e informação estão entre as mais poderosas ferramentas no combate ao câncer de próstata.

Singular MP - Dr Samuel Afonseca - Oncologista Clínico
Singular MP – Dr Samuel Afonseca – Oncologista Clínico